Buscar
  • Valerio Augusto Pinto

Fazenda Santa Rita em Piumhi

Atualizado: 10 de Out de 2019


Localizada no município de Piumhi, Minas Gerais, a Fazenda Santa Rita foi adquirida

no ano de 1987, com o objetivo de combinar preservação ambiental à produção de um café arábica de excelente qualidade, que se destacasse no contexto regional.


Situada no entorno da Serra da Canastra, a região de Piumhi despontava então como de extraordinário potencial na produção de cafés finos, algo que viria a se concretizar com o passar dos anos.


A Fazenda Santa Rita conta com uma área total de 550 hectares, dos quais 212 plantados em café, totalizando 750.000 pés de café. As variedades cultivadas são as seguintes: Mundo Novo, Catuaí, Rubi, Acaiá e Topázio.


Os cuidados com o bem-estar das plantas e com a qualidade dos cafés produzidos constituem a preocupação primordial de nossa equipe. propicia a obtenção de cafés de altíssima qualidade.


Às etapas de colheita, secagem e armazenagem é dispensada toda a atenção necessária para preservar e potencializar o aroma, o sabor e o aspecto das variedades cultivadas, após toda uma programação realizada no intuito de retirá-los da planta em seu estado ótimo de maturação, denominado “cereja.


Uma vez atingida a “meia-seca”, estágio em que boa parte da umidade interna dos grãos já foi extraída pela natureza, a secagem é complementada por secadores mecânicos e armazenada em tulhas de descanso.


A troca de calor e umidade entre os grãos, tanto na secagem quanto na armazenagem, é um dos segredos de uma pós-colheita bem feita. Por isso, na Fazenda Santa Rita este processo é feito de forma lenta e específica. Assim, a secagem é realizada em duas etapas, de forma intermitente, e a armazenagem se dá em tulhas individuais. Cada tulha recebe um lote específico, extraído de um só secador. Os lotes de café especial são armazenados nessas tulhas individuais, totalmente rastreados, por um período de descanso em torno de 30 dias, após o qual estão prontos para seu beneficiamento.


As Certificações Utz Kapeh e Certifica Minas atestam que a Fazenda Santa Rita cumpre rigorosamente as normas ambientais e trabalhistas vigentes.


A Fazenda Santa Rita é responsável pela produção do café verde especial do qual é feito o Super Café Canastra, uma das melhores marcas de café gourmet do Brasil.


243 visualizações

SuperCafé Alimentos Ltda

Rua Francisco de Paula Xavier, 339

Piumhi - MG - CEP: 37.925-000

CNPJ: 17.320.155./0001-08

  • Facebook
  • Instagram

©2020 Café Super Canastra. Todos os direitos reservados.