Buscar
  • Valerio Augusto Pinto

Linha do tempo do café de 1575 a 1690

Atualizado: 10 de Out de 2019


· 575 – Lenda de Kaldi, um pastor de cabras que descobre o valor estimulante do café. O café, utilizado como alimento cru, começa a ser cultivado em grande quantidade no Yêmen.


· 900 – Tribos da Etiópia consomem a fruta macerada, misturada com banha, como alimento.


· 1000 – Descobre-se a infusão de café. A fruta é mergulhada em água fervida e esta infusão é usada com fins medicinais.


· 1453 – O hábito de beber café torna-se popular em Constantinopla, levado pelo Império Otomano.


· 1475 – Primeiro café do mundo (coffee shop) é aberto em Constantinopla, o Kiva Han. As leis turcas permitiam que a esposa pedisse o divórcio caso o marido não fosse capaz de prover uma cota de café.


· 1480 – A bebida é preparada da mesma forma que conhecemos nos dias de hoje. O café se torna popular na Arábia, e como o Alcorão proíbe as bebidas alcoólicas, passa a ser bastante utilizado em cerimônias religiosas.


· 1511 – Khair Beg, governador de Meca, tenta proibir o consumo de café. O sultão, sabendo do ocorrido, decreta uma lei que torna o café uma bebida sagrada e condenar o governador à morte.


· 1530 – O café é levado para Mokha, onde se inicia um grande cultivo.


· 1592 – Prospero Alpino, botânico e médico italiano, descreve o cafeeiro no livro De Plantis Aegypti, publicado em Veneza.


· 1615 – A primeira importação de café para a Europa é feita pelos venezianos.


· 1624 – A prática da torrefação e da moagem de café espalha-se pela Europa. Um dos responsáveis por essa divulgação foi Botteghe del Caffè. No Cairo, inicia-se o uso de açúcar para adoçar o café.


· 1652 – Abre-se o primeiro café de Londres, Pasquar Rose que causou conflito religioso, já que o café era considerado uma bebida impura para alguns religiosos da Inglaterra.


· 1658 – Os holandeses conseguem algumas mudas de café de Mokha.


· 1668 – O café invade a América do Norte, levado pelos holandeses. Em Nova Amsterdã (Nova York) e Filadélfia, são abertas as primeiras coffee shops.


· 1683 – Nova York inicia um grande mercado de grãos de café em Wall Street, Exchange Coffee House.


· 1687 – O exército otomano cerca Viena. Franz Geord Kolschitzky, um vienense, escapa do cerco turco e sai em busca de reforço. Os turcos recuam, deixando para trás várias sacas de café que Franz declara suas como “recompensa” pela vitória. Assim é aberta a primeira coffee house de Viena e difundido o hábito de coar a bebida e de bebê-la adoçada com leite.


· 1688 – É aberto o primeiro café de Paris, Procobe, que atualmente é um restaurante em que se pode sentir a tradição das primeiras cafeterias européias.


· 1690 – Da estufa do jardim botânico de Amsterdã saem alguns pés de café e, em 1699, inicia-se o plantio experimental em Java e posteriormente em Sumatra.

Compilado pela Equipe do Café SuperCanastra


126 visualizações

SuperCafé Alimentos Ltda

Rua Francisco de Paula Xavier, 339

Piumhi - MG - CEP: 37.925-000

CNPJ: 17.320.155./0001-08

  • Facebook
  • Instagram

©2020 Café Super Canastra. Todos os direitos reservados.