Buscar
  • Valerio Augusto Pinto

Café coado e o primeiro filtro de papel

Atualizado: 10 de Out de 2019


A praticidade do filtro de papel, criação alemã, impulsionou o consumo doméstico de café.


Graças a essa invenção da alemã Melitta Bentz, você hoje pode saborear um café gourmet de qualidade, extraindo dele todo o sabor, corpo e aroma, qualidades que você pode apreciar ao tomar o Super Café Canastra.


Anteriormente com coador de pano isso não era possível pois o resíduo que ficava influía sobremaneira no sabor.


Artigo publicado no Estadão

Certamente o método de preparo de café mais popular do mercado é o filtrado. Ainda no Século XVIII, nos primeiros cafés europeus, havia um tipo de filtro que era feito com fino tecido de algodão, semelhante a meias longas.


Em 1908, na Alemanha, uma senhora de nome Melitta Bentz inventou o primeiro filtro de café, resultado de sua busca por uma bebida que não tivesse resíduos do pó. Era uma caneca de latão com furos em seu fundo, utilizando-se de um papel mata borrão recortado para reter as partículas do café torrado e moído. Rapidamente esse sistema de preparo se tornou um sucesso, levando o casal Hugo e Melitta Bentz a registrar a marca Melitta para os filtros de papel.


No Brasil, o filtro foi lançado na década de 1970, trazendo também o porta-filtro de plástico com finas estrias internas. Foi uma verdadeira revolução, pois até então, o método de preparo tipicamente brasileiro, o Cafezinho, empregava o coador de pano. E daí surgiu um grande desafio: adaptar o sistema alemão ao espírito brasileiro de preparar café.


O Cafezinho mescla diversas influências em sua concepção, sendo a moagem fina como uma de suas características mais importantes. Justamente essa moagem fina dos cafés torrados e moídos encontrados nos supermercados naquela época se tornou um grande problema ao ser utilizado nos filtros de papel Melitta.

Compilado por José Cezário Alves Cruz


26 visualizações

SuperCafé Alimentos Ltda

Rua Francisco de Paula Xavier, 339

Piumhi - MG - CEP: 37.925-000

CNPJ: 17.320.155./0001-08

  • Facebook
  • Instagram

©2020 Café Super Canastra. Todos os direitos reservados.