Buscar
  • Valerio Augusto Pinto

Café gourmet, o que é. Da escolha da região até o plantio!

Atualizado: 28 de Nov de 2019


O Café gourmet é um café de alta qualidade. É sinônimo de cuidados minuciosos desde o plantio até o momento de se apreciar.

Possui sabor mais acentuado e intenso, seu aroma é envolvente, equilibrado e fino. São levemente adocicados e deixam um gosto muito agradável e prolongado. São feitos com 100% de grãos arábica. Para se obter um café gourmet, os cuidados no processo de produção são extremos e vão desde a escolha da área para o plantio até a sua torra e moagem.

  • Região e área para o plantio

A região onde será feita esta cultura exige uma topografia de boa qualidade com clima e altitude adequados, ou seja; Altitude sempre superior a 700 metros com boa “ensolação”, que garanta o sol da manhã, que tenha um período chuvoso bem definido e com boa densidade pluviométrica.

Os grãos Arábica crescem melhor em regiões montanhosas com boa qualidade de solo, a altitude da plantação contribui para desacelerar o crescimento das plantas, intensificando o aroma e sabor do café, portanto um terroir ideal.

  • Formação das mudas

O viveiro de mudas exige cuidados especiais, que começam pela seleção dos grãos que devem ter o tamanho e sabor ideais. Somente quando a muda atinge três pares de folhas na estufa é serão encaminhadas para o plantio.

  • Plantio

O período para plantar é normalmente no mês de Novembro e Dezembro durante o período chuvoso quando as mudas desenvolvem as suas raízes na terra úmida, se preparando para o período de seca que ocorre após março, essa etapa é muito importante para garantir um cafeeiro forte, dando sustentabilidade para toda a produção.


68 visualizações

SuperCafé Alimentos Ltda

Rua Francisco de Paula Xavier, 339

Piumhi - MG - CEP: 37.925-000

CNPJ: 17.320.155./0001-08

  • Facebook
  • Instagram

©2020 Café Super Canastra. Todos os direitos reservados.