Buscar
  • Valerio Augusto Pinto

O plantio do Café (3) - Locação do cafezal

Atualizado: 21 de Out de 2019


Locação do cafezal e marcação das linhas de plantio


Compreende a marcação dos níveis básicos para a implementação de carreadores (caminhos abertos no meio da lavoura) em curva de nível e das estradas de acesso e contorno da lavoura. Se necessário, abrir no final do carreador em nível, uma área mais alargada para a descarga e depósito de materiais, manobras de máquinas e veículos. Em seguida, abrir e implementar os carreadores pendentes.


Após a definição dos carreadores, inclusive os carreadores pendentes, e o contorno da lavoura, iniciaremos a marcação das linhas do plantio que deverão ter seu traçado identificado de forma fácil para ser utilizado na hora do plantio. Recomenda-se usar como referência o próprio carreador em nível.


Esses cuidados facilitarão o manejo por toda a existência da lavoura, quer nos tratos culturais, bem como na colheita, pois os grãos amadurecem praticamente todos na mesma época e a rapidez da colheita é fundamental.


Subsolagem

Para facilitar o desenvolvimento radicular do cafeeiro e a infiltração de

água em solos com características naturais mais compactos, é feita a subsolagem. Essa operação pode ser realizada somente no sulco de plantio, por ocasião da incorporação do corretivo de solo e fertilizantes ou, se necessário, em toda a área.


Abertura de sulcos ou covas.

A fase seguinte consiste em efetuar a abertura de sulcos ou covas, opções que são decorrentes da possibilidade ou não da mecanização.

Sempre que a declividade permitir, deve-se preferir o sulcamento, que pode ser feito até mesmo com arado animal.


Se a melhor opção for o coveamento, o bom dimensionamento da cova tem uma importância fundamental, pois garante um maior volume de terra adubada, e consequentemente um maior volume de solo a ser explorado pelas raízes, permitindo expandir o seu crescimento em grau desejável.


As dimensões básicas recomendadas são de 40x40x40 cm, totalizando um volume de 64 litros, que podem ser preenchidos com quantidades balanceadas de matéria orgânica, corretivo de solo, macro e micronutrientes, bem misturados à terra de enchimento.


Compilado por José Cezário Alves Cruz


55 visualizações

SuperCafé Alimentos Ltda

Rua Francisco de Paula Xavier, 339

Piumhi - MG - CEP: 37.925-000

CNPJ: 17.320.155./0001-08

  • Facebook
  • Instagram

©2020 Café Super Canastra. Todos os direitos reservados.