Buscar
  • Valerio Augusto Pinto

Café Gourmet, o que é? torra, moagem e empacotamento


Torra

Entendemos que todo o processo de produção do café é importante, seja no campo, no terreiro, nas secadoras ou em sua armazenagem, entretanto, uma etapa é decisiva para a qualidade do café, especialmente de um café gourmet. É no momento de sua torra. Não basta uma técnica apurada, é preciso que o mestre tenha também os sentidos muito desenvolvidos para esta tarefa. Para cada tipo de café existe um tipo de torra que apura melhor as suas qualidades.

É fundamental seguir cuidadosamente todas as etapas para a torrefação do grão de café, sempre em volumes pequenos, visando obter o ponto ideal de cor, sabor, corpo e aroma desejado pelos apreciadores desta bebida apaixonante

Basta uma falha de cálculo da exposição a altas temperaturas para que a torra passe do ponto e deixe um gosto amargo, alterando o equilíbrio almejado. Portanto, a torra determina aroma, corpo, acidez e sabor. Ou seja, mais um motivo que explica porque o café gourmet é mais caro.

A torra sempre é feita observando os  micro lotes já separados na colheita.


 Moagem

A moagem deve ser a mais exata possível, porque a granulometria do pó de café afetará o tempo de extração da bebida, consequentemente pode alterar pontos importantes na degustação da bebida, tais como: o corpo, a doçura, o amargor, a acidez e o aroma do café.

Um café gourmet começa com matéria-prima de qualidade. Mas a granulometria tem

influência no sabor do café que você bebe no dia a dia, ela é o tamanho das partículas(Pó) derivado da moagem do grão de café torrado


 Empacotamento

Não adianta cumprir todo o processo acima e depois pecar na preservação. Todo

cuidado é pouco quando se trata de manter as características do café gourmet, inclusive na embalagem.

 Aqui no Super Café Canastra, utilizamos uma embalagem especial, que além de utilizar papel reciclável aluminizado, vem com o lacre Tin Tie, que permite a abertura repetidas vezes sem expor o produto a oxidação. A sua válvula desgaseificadora importada, permite a saída dos gases liberados pelos produtos e impede a entrada de oxigênio, preservando desta forma suas características orgânicas, de sabor, aroma e cor.

O Café Gourmet é uma experiência única para os apreciadores. Transcende o

produto que vai na embalagem. É uma sensibilidade que o apreciador adquire

tomando e estudando este café diferenciado


Compilado pela equipe Café SuperCanastra

24 visualizações

SuperCafé Alimentos Ltda

Rua Francisco de Paula Xavier, 339

Piumhi - MG - CEP: 37.925-000

CNPJ: 17.320.155./0001-08

  • Facebook
  • Instagram

©2020 Café Super Canastra. Todos os direitos reservados.