Buscar
  • Valerio Augusto Pinto

Linha do tempo do Café após 1971


· 1971 – Começa nos Estados Unidos a popularização do café espresso (ou expresso*), com a difusão de redes de cafeterias. As máquinas de café espresso automáticas ganham presença no mundo todo.


· 1996 – Consumo mundial supera a barreira de 100 milhões de sacas.


· 1997 – O Brasil atingiu recorde de quase US$ 3 bilhões na exportação de café, tendo a Alemanha superado os Estados Unidos como maior importador.


· 1998 – O Comitê do Conselho da Bolsa de Nova York coloca na pauta o café despolpado brasileiro. A quantidade de lojas especiais para café na América do Norte supera a casa das 10 mil.


A busca pela região ideal para a cultura do café se estendeu por todo o país, se firmando hoje em regiões do Estado de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Bahia e Rondônia


A região do cerrado mineiro possui cerca de 3,5 mil produtores e uma área de 147 mil hectares, distribuídos por 55 municípios localizados no Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e noroeste de Minas, que apresentam um padrão climático uniforme, com verões quentes e úmidos e invernos amenos e secos. Isso permite a produção de cafés de reconhecida qualidade.


A região onde se encontra a Serra da Canastra possui topografia que mescla regiões de montanha com altitudes podendo chegar a 1500 metros, bem como áreas planas. A temperatura média anual é favorável ao cultivo e as estações climáticas são bem definidas, om verão úmido e quente e inverno ameno e seco, que são condições naturais propicias para o cultivo de cafés especiais.

O café continua hoje, a ser um dos produtos mais importantes para o Brasil e é, sem dúvida, o mais brasileiro de todos. Hoje o país é o primeiro produtor e o segundo consumidor mundial do produto.


compilado pela equipe do Café SuperCanastra

3 visualizações

SuperCafé Alimentos Ltda

Rua Francisco de Paula Xavier, 339

Piumhi - MG - CEP: 37.925-000

CNPJ: 17.320.155./0001-08

  • Facebook
  • Instagram

©2020 Café Super Canastra. Todos os direitos reservados.