A Serra da Canastra é uma grande região montanhosa situada no sudoeste do Estado de Minas Gerais, um lugar onde a história está a todo tempo presente. Uma região antiga em termos geológicos, datando da era do Proterozóico Inferior (entre 2,5 bilhões e 542 milhões de anos).

Sua topografia mescla regiões de áreas planas e de montanhas, com altitudes que chegam a 1500 metros. Suas estações climáticas são bem definidas, com verão úmido e quente e inverno ameno e seco. Com isso, a Serra da Canastra apresenta uma temperatura média anual considerada perfeita ao cultivo. Estas condições naturais somadas é que permitem que a produção de cafés de alta qualidade como o Super Café Canastra, seja possível.​

Imagem do Paredão da Serra da Canastra

A área da Serra da Canastra apresenta um grande exemplo de cerrado que guarda resquícios de grupos indígenas, antigos moradores desta região. Este cerrado também é palco de nossa história mais recente, aquela dos bandeirantes e suas incansáveis buscas por expansão territorial e riquezas preciosas que os levou até Desemboque, vila que de certa forma prenunciou o surgimento de importantes cidades ao redor desta região, como Araxá, Sacramento e Uberaba.

Nesse sentido, a Serra da Canastra, mesmo que pouco estudada em sua genealogia sócio ecológica, é um excelente pedaço do Brasil e do mundo para aprendizado consciente e contato íntimo com a evolução histórica da vida na Terra, possuindo flores típicas do cerrado como a “flor da canela de ema” e as “sempre vivas”, dentre tantas outras.

A região é berço de muitos rios que ajudam a formar, com suas águas limpas e cristalinas, as bacias do Rio São Francisco e do Paraná. É também conhecida como a “Caixa D’água” do Brasil.

Os colonizadores viram na Serra da Canastra a forma de um baú antigo, e essa a origem do seu nome - significado de “canastra”: 

“Cesta larga e baixa, feita de fasquias de madeira ou verga, as vezes com tampa." Era utilizada para guardar peças de roupa de cama e mesa, como também roupas intimas.

Serra da Canastra abriga a nascente do Rio São Francisco, o maior rio totalmente brasileiro, cuja bacia hidrográfica abrange 504 municípios de cinco unidades da federação – Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e desemboca no Oceano Atlântico, na divisa entre os Estados de Alagoas e Sergipe.

O Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos mais importantes parques nacionais brasileiros, e foi criado através do decreto 70.355 de 1972.

cachoeira Casca d'Anta, com aproximadamente 186 metros de altura, é um dos principais atrativos do Parque, saindo de um corte natural da Serra de aproximadamente 144 metros.  

O Rio São Francisco nasce há 14 quilômetros antes desta sua queda principal. A altura total da Serra chega a 330 metros desde o sopé. 

Municípios que compõem a Região da Serra da Canastra: São Roque de Minas, Sacramento, Capitólio, São João Batista do Gloria, Delfinópolis, Vargem Bonita e Piumhi.

A Serra da Canastra, uma das regiões mais lindas de Minas Gerais!

SuperCafé Alimentos Ltda

Rua Francisco de Paula Xavier, 339

Piumhi - MG - CEP: 37.925-000

CNPJ: 17.320.155./0001-08

Contatos
(31) 99559-0165
contato@supercafecanastra.com.br
  • Facebook
  • Instagram

©2020 Café Super Canastra. Todos os direitos reservados.